quinta-feira, 15 de maio de 2008

Betti Mauro,cenário, IN a janela de vidro:Esporte.televisão e educação física/Mauro Betti-Campinas, SP: Papirus,1998


Nota-se que o tema do texto “ O que é Educação Física”, tem si tornado intenso devido ao processo de redemocratização do país, onde existem devidas idéias ao qual o país transpassou novos fundamentos e novas propostas pedagógicas que ocupam espaços e agitaram as mentes em diversas áreas.
Tomando como partida a autora Betti Mauro,aborda uma temática, onde a educação física gerou diversos entendimentos atuais de educação, como exemplo o Brasil, pois o mesmo vê a Educação Física como ciência( básica ou aplicativo), outra que vê como prática pedagógica.
Na década de 1980, foi questionado o papel social da Educação Física, tornado possível a novas teorias pedagógicas críticas ou crítico- superadoras, após uma tendência um princípio “humanista” ou “escola- nova”. Fazendo assim nos dias atuais ninguém mais faz “Aula de Educação Física”, mas de aeróbica, hidroginástica, musculação, esporte e dança., pois a educação Física voltou-se para as práticas concretas, o tema “Esporte”, tornou-se polissêmico e passa a designar atividades diversas, fazer ginástica, correr na rua, corda elástica. A partir dessa idéia surge um equívoco, pois alguns já proclamavam apressadamente a “morte” da Educação Física. Todavia, pode-se observar que a Educação Física no conceito contemporâneo que surge no século XVII pela voz dos filósofos preocupados com a Educação e que até hoje não desenvolveu todas as suas potencialidades culturais.
Nesse contexto histórico a concepção de Educação Física deve ser repensada com um conceito de transformação em sua prática pedagógica, fazendo com que o mesmo assuma responsabilidades de formar cidadãos capazes de posicionar-se criticamente diante de novas formas da cultura corporal.

Nenhum comentário: