quinta-feira, 6 de março de 2008

Educação Fisica Progressista ,Ghiraldelli Jr. Paulo ,São Paulo 1998 Edições Loyola

Aluna: sterfani nascimento


No texto, o autor conceitua e exemplifica os “vários” tipos de educação física.
A Educação Física Higienista tem um papel fundamental na formação de homens e mulheres sadios, fortes e dispostos a ação. Esta, visa resolver o problema da saúde pública, transformando, com isso, a Educação Física em um agente de saneamento público, na busca de uma “sociedade limpa de doenças”.
Na Educação Física Militarista também pode-se observar a preocupação com a saúde pública. Tendo o objetivo de uma juventude capaz de suportar o combates, lutas e guerras.
O autor define a Educação Física Pedagogisista como uma atividade propriamente educativa, tendo em vista uma concepção que vai reclamar da sociedade a necessidade de encarar a Educação Física não somente como uma prática capaz de promover saúde ou disciplinar a juventude, mas encara-la como uma prática eminentemente educativa.
Na Educação competitiva volta-se para o culto ao atleta-herói, aquele que a despeito de todas as dificuldades chegou ao podium.
A Educação Popular está diretamente voltada a organização do movimento as classes populares para o embate da prática social.
Sobre os ombros da Educação e da escola foram depositadas as esperanças das elites intelectuais para a construção de uma sociedade democrática e livre de problemas sociais.
O militarismo tem forte influência na Educação Física brasileira como componente forte e duradouro. , levando a ser uma disciplina obrigatória nas escolas. Sendo que não se pode confundir Educação Física com militarismo, portanto, a Educação Física brasileira foi inspirada no fascismo, com isso, não se distingui da Educação Física higienista e inspirada no liberal.
A Educação Física Pedagogicista está ligada com a educação higienista, pois sonha com uma sociedade “disciplinada educativa por excelência” em matriz de um pensamento liberal.

Curso: Educação Física, turma 2008

2 comentários:

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezada Stefani,
Arrume o título da seguinte forma e justifique\alinhe o texto:
Resumo: GUIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Introdução; As filosofias subjacentes às concepções de educação física. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Há alguns equívocos formais e conceituais a serem corrigidos inicialmente. Primeiro, o autor não fala de “tipos de educação física”, mas de “concepções” ou “correntes de pensamento” que atuam na educação física. Segundo, você não apresenta logo de início o tema central e a perspectiva do autor (dois primeiros critérios). A partir disso, adianto que o “tema central do texto é a apresentação das cinco principais correntes da educação física brasileira segundo a visão de Guiraldelli Junior, cuja perspectiva é história, sociológica, filosófica e crítica”. Quanto ao restante do resumo, está bom. Porém, só faltou um detalhe para cada concepção, os respectivos pensamentos que originam cada uma das concepções. Em ordem: liberalismo, nazismo e fascismo, liberalismo, liberalismo e Movimento Operário e Popular. Referente ao último parágrafo que você repete novamente as concepções militarista e pedagogicista, pode retirar tal parte, pois é desnecessária a um resumo, para o qual, quanto menos repetições, melhor. Sugiro também uma revisão ortográfica e gramatical.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.

Tales Surf disse...

cara Sterfani,

seu resumo tem qualidade, ele segue alguns requisitos basicos para que se obtenha tal qualidade,
como por exemplo a exposição do tema central, mais acho que o resumo deveria conter uma abordagem mais critica sobre o assunto...

atensiosamente...

Tales Nasser