quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

labirinto o que é Educação Física.São Paulo.Ed.Bras.1993

sterfani nacimento
O texto “O Labirinto” relaciona o conceito de Educação Física com diversas áreas, como ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência. Indagando questões como por exemplo, “Educação Física é Ginástica?”.
O autor responde de forma coesa e simples, através de exemplos, todas as questões propostas no mesmo. Podemos observar esses exemplos e explicações em todo o texto, como, por exemplo, em uma de suas perguntas: “Educação Física é Cultura?”, o autor destaca vários tópicos para responder esta pergunta dando uma boa ênfase ao teatro, quando, por exemplo, ele diz que um espetáculo cultural assim como um esportivo promove um inteira participação do publico, seja como ator ou espectador. No texto o autor fala de cultura como algo abrangente, como um comportamento aprendido, nesse instante ele compara o futebol como cultura brasileira e o basquete como cultura americana.O texto expõe toda a relação existente entre Educação Física e outras áreas, demonstrando com que um profissional de Educação Física possui uma pluralidade de conhecimentos.

Curso de Educação Física 2008

2 comentários:

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezada Stefani,

Partindo primeiramente de uma visão geral sobre seu resumo, digo que você tem as bases para uma desenvoltura na escrita, já que você se utiliza bem do texto, explora-o sem dificuldades. Contudo, há alguns comentários a serem feitos no sentido de ajudar-lhe a melhorar e expandir suas técnicas de leitura e escrita acadêmicas no sentido da apreensão dos conteúdos. Referente aos critérios para a construção de um resumo, você cumpriu de fato com apenas um, a exposição dos argumentos do autor. Assim seu texto ficou carente na exposição do tema central do texto e a perspectiva do autor. Tente fazer isso logo de início. Depois, quanto aos argumentos do autor, que você apresenta muito bem especificamente dois, para um resumo tente ser menos específica em apenas dois e seja mais geral e sucinta em todos. No mais, cabe uma correção conceitual da sua leitura sobre o texto. Ao final você diz que o autor expõe a relação entre EF e outras áreas demonstrando a pluralidade de conhecimentos da EF. Há outra forma de pensar isso, o autor apresenta as várias perspectivas no sentido de tentar marcar uma origem para a Educação Física, isto é, seus fundamentos. Dessa forma, que o profissional de EF tem um universo plural, mas, limitado historicamente, mas que precisa ser ampliado. Por isso, já lhe adianto, a perspectiva do autor é a histórica.
Quanto ao título, corrija, falta o nome do autor: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O labirinto. In: O que é educação física...".
Para visualizar e intervir no blog da disciplina clique no título deste comentário.

Cordialmente,
Prof. Renato Izidoro

junior disse...

Preza Stefani,

Seguindo a linha de raciocinio do prof. Renato Izidoro entendo que vc realmente tem muita desenvoltura com escrita,na minha concepao vc passou a mensagen do autor do texto, mais a criticas tem que ser observadas.