quinta-feira, 29 de maio de 2008

Para o autor Wanderleu Codo, a marca mais evidente da corpolatria é o narcisismo. Através do texto o que é corpo(latria), o autor aborda sobre uma problemática, onde o mesmo informa que os psiquiatras consideravam o culto excessivo a própria imagem era considerado uma doença, mas já dos dias atuais esse culto excessivo passou a ter um novo conceito, pois passou a significar bem estar para o homem.
Com esse bem estar consigo mesmo passaram a existir casas de culturas, onde os nomes variam como exemplo: musculação, ginástica aeróbica, jazz entre outros.
O autor enfatiza muito bem em seu texto sobre bem estar do homem na sociedade contemporânea, e o mesmo informa que as propagandas,antigamente trazia uma relação com alguns casos existente , onde a propaganda de cigarro, trazia uma relação com as conquista da mulheres bonitas. Hoje o mesmo já é ligado ao esporte, foi um fumante que se tornou escultura. Sempre ressalta um corpo,mostrando que Nem só de narcisismo e individualismo se alimenta a corpolatria.
Não esquecendo há um questionamento indiscutível, o autor se pauta mostrando que na sociedade dos dias atuais a força da saúde tem recebido numerosas contribuições, todas valorizando práticas alternativas que condicionam o bem-estar do sujeito à autopercepção de si, autoconhecimento, como se nada além da auto-imagem merecesse atenção.
Mas a alienação das pessoas através da mídia que se aproveita desse “bem estar do homem”, tem se tornado uma patologia, mas acredita-se que o mesmo através do sendo comum mudará e terá uma concepção voltado para o bom uso do cuidar do corpo.



Nenhum comentário: